Se você tem um restaurante e sempre repara em clientes falando em iFood, já deve ter se perguntado se vale a pena vender pelo iFood. E para chegar a uma conclusão, vamos analisar as vantagens e desvantagens de vender pelo iFood.
O iFood é um aplicativo que reúne não só restaurantes, mas lanchonetes, padarias, mercados e até pet shops. Nele, o cliente pode escolher os produtos apresentados, colocar o endereço de entrega e o pagamento pode ser feito tanto pelo próprio aplicativo, quanto no momento da entrega.
De fato, o iFood abriu as portas para muitos estabelecimentos trabalharem com delivery de seus produtos e pratos. E os clientes ganharam a facilidade de poder pedir o que desejarem, no conforto das suas casas.
Mas, será que vale a pena vender pelo iFood? Vamos descrever as vantagens e desvantagens desse sistema. Confira!
Vale a pena vender pelo iFood – vantagens
Cadastro fácil e rápido
Cadastrar seu estabelecimento no iFood é fácil e bem rápido. Não há necessidade de muitos documentos, nem tem uma aprovação demorada.
Basta informar o nome do estabelecimento, descrever o que você vende, colocar as opções de produtos ou pratos, quem realizará as entregas e pronto! Já pode começar a vender usando o iFood. Bem simples e intuitivo.
Segurança no pagamento
O iFood cobra uma taxa de comissão em cada venda, mas em compensação, você tem a segurança que vai receber pelo pagamento.
Inclusive, o pagamento pode ser feito pelo app pelo cliente, sem nem ter preocupação alguma com maquininha ou passar cartão.
Maior visibilidade para seu negócio
Ao usar o iFood, certamente seu negócio terá muito maior visibilidade. Isso porque o iFood divulgará seu estabelecimento, à medida que o cliente fizer uma pesquisa relacionada à sua área.
Portanto, se você está precisando aumentar seus negócios, certamente o iFood é uma ótima opção.
Vale a pena vender pelo iFood – desvantagens
Como tudo na vida, vender pelo iFood apresenta vantagens e também desvantagens.
Dependência total da internet
O iFood não funciona sem acesso à internet. Assim, se seu estabelecimento ficou sem internet, pode ter certeza que você perdeu boas oportunidades de vender mais.
Fora que seus clientes podem entrar em contato com você via chat do aplicativo, para tirar alguma dúvida de um pedido. E se você não tiver internet, vai deixar seu cliente sem resposta, o que não é bom.
Maior concorrência
No iFood, o que não falta é concorrência. Assim, saiba que você vai enfrentar muita concorrência, com diversos estabelecimentos vendendo produtos semelhantes.
Comissão para o iFood
Em casa venda, o iFood cobra uma comissão de 20%. Por isso, é interessante você fazer os cálculos para ainda conseguir ter lucro, mas sem esquecer que não adianta subir muito os preços.
Uma opção é buscar ter um delivery próprio, para não depender sempre do iFood.
Afinal, vale a pena vender pelo iFood?
Vale sim, por ter mais divulgação e abranger um número maior de clientes. Porém, não adianta focar só no iFood. O ideal é você também investir em um delivery próprio e outras formas de divulgação do seu negócio, para aumentar seus lucros.