As férias de verão estão chegando no final do ano e nada melhor do que aproveitá-las para conseguir um emprego de verão para jovens. Isso mesmo!
Não é porque você ainda não terminou os estudos que não pode arrumar uma boa oportunidade de emprego, não é mesmo?
Logo, conseguindo um dos empregos de verão para jovens disponíveis no mercado, você pode conseguir uma bela renda extra.
Além disso, também ganha experiência no currículo que pode agregar em experiências futuras, que certamente vai te ajudar a abrir novas portas.
Então, que tal se dedicar a conseguir um emprego de verão para jovens? Oportunidades não faltam e você só precisa se dedicar para conseguir o que quer.
Por isso, veja como isso é possível e saiba as melhores formas para encontrar boas oportunidades para trabalhar no verão!
Como conseguir um emprego de verão para jovens?
Agora que você já considerou que conseguir um emprego de verão pode te abrir boas oportunidades no futuro.
Incrementar seu currículo e ainda trazer um dinheiro, vamos te dar algumas orientações para quem deseja conseguir um emprego de verão.
Por isso, confira a seguir e saiba como conseguir um emprego de verão para jovens.
Escreva seu currículo atualizado
Antes que você diga “mas eu não tenho nada para colocar no currículo”, mude essa mentalidade!
Você pode, além dos seus dados pessoais como endereço e telefone, também colocar quais são seus objetivos para trabalhar, como:
- Como você pode contribuir para a empresa?
- Quais são seus pontos fortes?
- O quanto você está determinado a aprender?
De fato, esses são pontos importantes que devem ser mencionados no seu currículo. As empresas sabem que você é jovem e provavelmente não tem muita (ou nenhuma) experiência ainda.
Mas, foque no que você tem a oferecer: disposição e ânimo para aprender, que isso é o mais importante para as empresas que buscam por contratados de verão (ou por temporada).
Vá em agências de emprego
Inúmeras agências de emprego oferecem oportunidades para jovens. Esses empregos surgem principalmente em datas específicas, como Páscoa e Natal, por exemplo.
As empresas costumam contratar mais colaboradores em datas que o comércio terá mais movimento. E essas podem ser boas oportunidades para você conseguir uma colocação no mercado.
Aposte em programas de estágio
Se está difícil conseguir uma vaga de emprego tradicional, por que não apostar em programas de estágio? Há centros que apresentam diversas oportunidades de estágio em grandes empresas.
A grande vantagem é que, depois que o estágio termina, a empresa pode te contratar! No entanto, a desvantagem é que muitos estágios só oferecem o vale-transporte e/ou vale-refeição, sem remuneração.
Ou seja, você não vai ganhar o tanto que ganharia caso conseguisse uma vaga no comércio, por exemplo. Mas, aqui é um investimento futuro.
O principal é que você ao terminar o programa de estágio já tem um bom item a colocar no seu currículo, com uma experiência que pode ser levado para a próxima oportunidade de trabalho.
Além disso, você completando o programa de estágio, você também tem chances de conseguir uma vaga na empresa, que poderá te pagar bem mais do que outra vaga.
Foque em vagas no seu bairro
Oportunidades que aparecem no seu bairro podem ser ótimas chances de conseguir experiência. E também a renda que você precisa, enquanto termina seus estudos.
Geralmente, há mercadinhos menores ou então, lojas pequenas em bairros que estão sempre em busca de mão-de-obra local.
Por que não se dirigir a esses estabelecimentos, com seu currículo e perguntar se eles não estão necessitando de algum colaborador a mais?
Com uma vaga de colaborador no seu bairro, você não terá que gastar um longo tempo se deslocando até centros urbanos maiores, ou shoppings, por exemplo.
Ademais, vale conversar sobre seus horários, qual é a sua disponibilidade, principalmente devido ao horário de cursos, pois o emprego de verão não pode atrapalhar o crescimento acadêmico!
Vagas pela internet
A internet é um dos melhores campos para conseguir oportunidades. Até porque há algumas oportunidades que não exigem muito “currículo” ou experiência.
Para isso, basta você fazer um bom trabalho. Quer um exemplo? Administrar mídias sociais, é uma atividade em alta e não requer conhecimentos técnicos avançados.
Você pode se candidatar a ficar responsável por páginas do Instagram de lojas ou pessoas físicas, publicando periodicamente conteúdo interessante para esses perfis.
Claro que você também terá que dar uma estudada em assuntos que estão no trending topics, como conseguir mais engajamento com as redes sociais, uso de hashtags, etc.
Porém, tendo a responsabilidade de administrar contas de outros perfis pode te render um dinheiro e ainda você poder fazer tudo isso da sua própria casa. Outras oportunidades na internet são vagas de freelancer.
Você pode se candidatar a fazer trabalhos de digitação para outras pessoas ou escrever textos para sites. Isso tudo depende do seu grau de conhecimento e o quanto você deseja se dedicar a isso.
Atualmente, há várias pessoas que trabalham exclusivamente como freelancers e isso também pode ser uma oportunidade para você conseguir um emprego nas férias.
Leia mais: Como trabalhar como copywriter?
Empregos de verão para jovens são possíveis!
Viu como é possível encontrar oportunidades de empregos para jovens? Então, foque em suas habilidades, saiba “vender seu peixe”.
E invista em procurar uma boa colocação para te dar experiência e também uma renda extra, enquanto você continua seus estudos!