Como trabalhar como copywriter? Aprenda a criar seu empreendimento

Você sabe o que faz e como trabalhar como copywriter? É uma profissão que ganhou muitas oportunidades nos últimos anos, com marketing digital! Veja mais!

Como trabalhar como copywriter? Essa é a pergunta de milhões! A melhor coisa dessa atividade talvez seja que você pode trabalhar onde quiser e quando quiser.

Mas fique atento pois dizer que pode-se trabalhar “quando quiser” é relativo! Afinal, seu cliente terá provavelmente um prazo de entrega que deve ser obedecido para a satisfação dele.

No entanto, você precisa conhecer um pouco mais sobre esse profissional e sobre como está o mercado, para entender como é a atuação. 

Trabalhar como copywriter possibilita ganhos relevantes, e depende de pouco conhecimento técnico. 

O mercado está crescendo, e cada vez mais as empresas estão buscando por profissionais que tenham essa habilidade e disponibilidade. 

Logo, se você tem interesse em ingressar nesse mercado, veja a seguir!

O que é um copywriter? 

Um copywriter é um profissional que trabalha com a produção de textos persuasivos utilizados em marketing digital. 

Para que você saiba como trabalhar como copywriter, é importante saber exatamente quais são as funções de um copywriter e suas áreas de atuação. 

Em marketing digital, existem diversos canais e estágios para tentar persuadir o cliente. 

No processo (denominado funil de compras), você pode tentar captar clientes que ainda não conhecem sua empresa ou o serviço que essa empresa oferece. 

Você também pode tentar persuadir o cliente que já sabe que tem um problema e está em busca de uma solução (em marketing digital, a chamada dor do cliente). 

E por fim, também é necessário fidelizar os clientes, ou seja, manter como clientes fiéis quem já fez negócio com você, para que volte a fechar novos negócios. 

Repare que são etapas diferentes e assim, canais e formas diferentes são utilizadas. 

O copywriter sabe como usar os diferentes canais de acesso ao cliente (e-mails, links, ebooks, redes sociais, blogs, dentre várias outras), para persuadir esse futuro ou atual cliente. 

Ou seja, o propósito do texto escrito pelo copywriter (chamado de copy) é guiar o público-alvo para uma tomada de decisão. 

Características de um bom copywriter 

Agora, vamos ver as principais características da produção de um bom copywriter. 

  • Textos originais e com qualidade; 
  • Saber quem é o público-alvo e quais os melhores caminhos para atingi-lo; 
  • Ter credibilidade (usar dados corretos e boas citações); 
  • Saber dosar a quantidade de informações ou o quanto se apela à emoção; 
  • Saber trabalhar com gatilhos mentais; 
  • Entregar textos no prazo; 
  • Sempre entregar textos sem erros de português; 
  • Manter-se atualizado. 

Como trabalhar como copywriter 

Digamos que você achou bem legal o que um copywriter faz. Mas, e agora? Como trabalhar com copywriter? 

Curso sobre copywriting 

Para começar, você pode tentar fazer algum curso sobre copywriting. Existem vários cursos gratuitos sobre como fazer bons copys. Fora isso, você encontra muito conteúdo de qualidade gratuito no Youtube, por exemplo. 

Os cursos são importantes porque você consegue aprender o que um texto bom de copywriting deve ter. 

Pratique como trabalhar como copywriter

A seguir, comece a praticar. Veja vários exemplos de copy e como esses textos atingiram determinados públicos. Crie textos fictícios para você sentir, na pele, a dificuldade que é escrever um copy de qualidade. 

Além disso, veja quanto tempo você gasta para produzir textos. Você precisará dar um prazo para seus futuros clientes para a entrega dos trabalhos e o melhor jeito de saber isso é praticando. 

Anuncie seu trabalho

Então, anuncie seu trabalho. Como as empresas e quem trabalha com marketing digital ainda não conhece seu trabalho, o ideal é você começar em sites de anúncios de freelancers.

Existem diversos sites de freelancers nos quais você pode anunciar seu trabalho, tais como 99freelas, Freela e Workana, por exemplo. 

Nesses sites, profissionais que necessitam de pessoas que fazem copywriting anunciam seus projetos e você pode fazer uma proposta, de quanto cobraria para aquele projeto e quanto tempo necessita para entregá-lo. Os sites cobram uma porcentagem sobre o valor. 

A vantagem desses sites é que você será pago, quando entregar o trabalho, visto que o cliente paga o site antes do trabalho começar e o site repassa o valor a você. 

Caso o cliente não fique satisfeito com o trabalho, o site intermedia e analisa se você deve fazer alguma correção ou já pode receber o pagamento, pois entregou o que foi combinado.

Por isso, as conversas entre você e o cliente ocorrem dentro da plataforma. 

Muitos profissionais que trabalham com copywriting para grandes empresas de marketing digital começaram assim. 

Insista e não desista 

Ainda não surgiu clientes? Calma, o começo é assim mesmo. Portanto, não desista e insista, mesmo que não surjam muitas oportunidades logo no início. Com o tempo e dedicação, você conseguirá trabalhar como um ótimo copywriter.

Como trabalhar como copywriter e ter sucesso – Últimas palavras

Além de tudo que já foi dito, trabalhar como copywriter é melhor quando você têm amor por escrever. Se você têm um gosto pela escrita e gosta naturalmente disso, então essa atividade é para você.

Ainda mais, muitas pessoas precisam da divulgação de seus trabalhos através da escrita mas elas não têm essa habilidade que você têm. É aqui que você entra, portanto, para ajudar e ser remunerado.

Mesmo com as ferramentas de I.A que criam textos ainda assim elas não têm a sensibilidade de um ser humano e nem mesmo têm a experiência que só a vida prática pode dar.

Então, sempre pratique sua escrita através dos meios disponíveis – seja através de publicações nas redes sociais, comunicação em grupos de bate-papo, com seus contatos no Whatsapp ou até mesmo no e-mail.

Enfim, exercite seu talento como copywriter diariamente e você verá que sua habilidade será cada vez mais aperfeiçoada e refinada.