Países que não precisam de passaporte – Curiosidades Pouco Conhecidas

Os países que não precisam de passaporte para ingressar nestas nações dispensam o uso deste documento pelo visitante ou imigrante. Dessa forma, a entrada nestes países ocorre de maneira muito mais simples, porém muitas pessoas desconhecem essa possibilidade.

Você está louco (a) para viajar para o exterior, mas não tem passaporte? Isso não é uma limitação para que você faça uma viagem para o exterior. Afinal, há países que não precisam de passaporte para você viajar até eles. 

Você sabe quais são esses países que não precisam de passaporte para você entrar? Veja a nossa lista de países que não exigem passaporte e já comece a programar sua viagem para o exterior! Confira! 

Quais os Países que não precisam de passaporte 

Para conseguir entrar nesses países, você precisará de um documento com foto, como o RG, por exemplo. Porém, existem alguns detalhes: o RG precisa ter sido emitido há menos de 10 anos.

Não vale RG seu que você tirou quando era criança, por exemplo, e o documento não pode estar nem rasurado nem rasgado. 

Assim, países que fazem parte do Mercosul não exigem passaporte para que você possa adentrar em seu território. 

Paraguai 

Para chegar ao Paraguai pelo Brasil, os caminhos mais escolhidos pelos turistas são cruzando a Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, ou então, indo via Mato Grosso do Sul. 

Lá, opções de compras não faltam nos shoppings e nas diversas lojas. 

Argentina 

Muitos turistas aproveitam a visita em Foz do Iguaçu para irem até o Marco das Três Fronteiras e cruzar para o lado argentino.

Inclusive, até mesmo quem está visitando as Cataratas do Iguaçu pode visitar o lado argentino das cataratas, que é bem diferente do lado brasileiro. 

Nessa região da Argentina, são comuns os restaurantes e feiras de compras, além do Duty Free. 

Porém, se você quiser visitar outras regiões da Argentina, como a capital Buenos Aires ou mesmo a região com neve, como Bariloche, por exemplo, o ideal é comprar uma passagem de avião. 

Uruguai 

O Uruguai é outro país que não precisa de passaporte para poder chegar até lá. E tem acesso fácil através do estado do Rio Grande do Sul. 

Por isso, diversos brasileiros aproveitam para passear na noite uruguaia e curtir restaurantes e baladas por lá. 

A mesma dica dada para a Argentina vale para o Uruguai: se você deseja conhecer a capital do país, a melhor forma de se deslocar até lá é comprando uma passagem de avião.

Mas, vale o reforço: não precisa de passaporte, mesmo para pegar um avião para o Uruguai. 

Chile 

O Chile é famoso pelos Andes e também pela intensa produção de vinhos. Destino muito procurado por casais, há diversas opções de passeios por vinícolas chilenas, bem como outras atrações. 

Equador 

Considerado o menor país do Mercosul, o Equador oferece uma culinária bastante rica e contato intenso com a cultura do país. 

Ideal, para quem deseja visitar os Andes e ter uma experiência incrível. 

Peru 

Se você deseja visitar as ruínas incas e ter um contato com essa cultura e civilização, então, já comece a fazer suas malas para o Peru. 

Bolívia 

Uma excelente opção de país que não exige passaporte e que também oferece uma imersão na cultura espanhola local. 

Colômbia 

Que tal conhecer a terra da cantora Shakira? A Colômbia é considerada um dos países mais receptivos do mundo e cidades como Barranquila oferecem boas opções de culinária, além de muita música para quem quer conhecer melhor a cultura colombiana. 

Na Colômbia você também encontra praias e montanhas, ou seja, diversos cenários para quem deseja se aventurar nas terras colombianas. 

Dicas para quem pretende viajar para países que não exigem passaporte 

Embora todos esses países não exijam passaporte para sua entrada, você ainda necessitará de alguns cuidados, se não deseja ter dor de cabeça ao viajar para o exterior. 

Verifique a data de expedição de seu RG. Além disso, confira se há necessidade de vacinação para a região que você vai. 

Alguns países, dependendo da cidade e se há proximidade com o Brasil, aceitam o Real. É o caso do Paraguai, no comércio próximo da Ponte da Amizade. Mas, não é a regra. Por isso, verifique o câmbio antes de viajar. 

E por último, faça um seguro viagem. Embora não seja “exigido” para adentrar nesses países, o seguro viagem é a garantia que se você tiver algum imprevisto ou algum problema de saúde, conseguirá resolver.