É possível viajar de trem pelo Brasil? Curiosidades Desconhecidas

Em um país como o Brasil, com extensões territoriais gigantescas, ainda não temos uma malha ferroviária que permita viajar de trem pelo Brasil para praticamente qualquer lugar assim como viajamos de ônibus. Mas mesmo assim, persistem algumas linhas férreas que são absolutamente encantadoras

Uma pergunta que poucos sabem responder é se é possível viajar de trem pelo Brasil, já que nosso país é reconhecidamente o paraíso das estradas e caminhões.

Na verdade, o Brasil é um país com uma extensão territorial gigantesca, com mais de 8 milhões de quilômetros quadrados.

Por isso, é compreensível que muitas pessoas se perguntem se é possível viajar de trem pelo país, já que quase não se vê linhas férreas por aí, nem muito menos trens circulando.

A resposta é sim, é possível, mas a realidade é que os trens de passageiros no Brasil estão longe de serem eficientes quanto em outros países.

Aliás, quanto custa para fazer 1 km de ferrovia no Brasil? Não há uma cifra exata para quanto custa construir 1 km de ferrovia no Brasil, pois essa informação pode variar dependendo de diversos fatores.

Dentre estes fatores que influenciam na conta estão a complexidade da obra, a região do país, a infraestrutura existente e a necessidade de desapropriações.

No entanto, de acordo com algumas estimativas, o custo para construir 1 km de ferrovia no país pode variar entre R$ 15 milhões a R$ 30 milhões.

É importante mencionar que esses valores são somente estimativas e podem variar dependendo das condições específicas de cada projeto.

Onde posso andar de trem no Brasil?

Hoje em dia, a maioria das viagens de trem no Brasil ocorrem no estado de São Paulo, onde existem linhas de trem urbano que conectam a capital, São Paulo, com cidades vizinhas, como Campinas e Santos.

Além disso, existem também algumas linhas de trem turístico, como a “Trem das Nuvens” entre Curitiba e Morretes, no Paraná, que oferece uma bela paisagem da serra.

Por que (quase) não têm trem de passageiros em nosso país?

A razão pela qual não têm trem de passageiros no Brasil é basicamente a mesma causa que atinge outras deficiências bem conhecidas.

Ou seja: os investimentos não são feitos. Pela mesma razão, não temos também boa infraestrura de saneamento básico, atendimento de saúde de qualidade e assim por diante.

Infelizmente, a história dos trens no Brasil caracteriza-se por descaso e falta de investimento. Durante muito tempo, o governo priorizou o transporte rodoviário, e as linhas ferroviárias ficaram de lado e deterioradas.

Com isso, a infraestrutura ferroviária no país está em mau estado, e a maioria das linhas precisaria de grandes investimentos para que possam funcionar novamente.

Além disso, a falta de planejamento e coordenação entre os governos estaduais e federal também é motivo dessa situação. Assim, a ausência de parceria tem contribuído para o atual estado precário dos trens no Brasil.

Trem Curitiba – Morretes: Fonte: Canva PRO/Google

Qual a viagem de trem mais bonita do Brasil?

Uma das viagens de trem mais bonitas do Brasil é a “Trem das Nuvens”, que liga Curitiba a Morretes, no Paraná. Trata-se de uma das paisagens mais inesquecíveis que se conhece em nosso país.

Em outras palavras, a viagem dura cerca de 3 horas e oferece uma vista espetacular da serra do Mar, com suas montanhas, rios e cachoeiras.

Além disso, a viagem também oferece a oportunidade de conhecer a culinária típica de Morretes, como o famoso “barreado”.

Quais as linhas de trem interestadual de passageiro funcionam atualmente no Brasil?

Atualmente, existem poucas linhas de trem interestadual de passageiros funcionando no Brasil. A maioria das linhas foram desativadas ao longo dos anos devido a falta de investimento e manutenção.

Assim, entre as linhas férreas brasileiras atualmente em operação, destacam-se:

  • “Trem da Serra Verde”: Ligando Curitiba a Morretes, no Paraná, como mencionado anteriormente. Ele oferece uma experiência de viagem única, com serviço de bordo de primeira categoria, incluindo comida gourmet, bebidas, música ao vivo e vistas deslumbrantes.
  • “Trem do Pantanal”: Ligando Campo Grande a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, passando pelo Pantanal, uma das maiores planícies alagadas do mundo.
  • “Trem da Vale”: Ligando Vitória a Minas Gerais, passando por belas paisagens da serra do Caparaó e pelo Vale do Rio Doce.
  • “Trem do Mar”: Ligando Recife a João Pessoa, no estado de Pernambuco, passando pelo litoral nordestino.

Embora sejam poucas, essas linhas de trem ainda oferecem uma bela opção de transporte para conhecer algumas das maravilhas do país. Com isso, essas viagens proporcionam uma experiência única e confortável.

No entanto, é importante lembrar que ainda há muito a ser feito para que o transporte ferroviário no Brasil alcance seu pleno potencial. Dessa maneira, ela poderá voltar a ser uma opção viável para todos os viajantes.