Curiosidades sobre a Natura – Quais são as mais fantásticas?

Você sabe tudo sobre a marca da Natura? Mas, saiba que existem curiosidades que são relevantes para o negócio e para o consumidor. Veja a seguir!

Em primeiro lugar, as pessoas não estão acostumadas a estudar fatos curiosos das grandes marcas, como por exemplo as curiosidades sobre a Natura.

Afinal de contas, a Natura é uma das principais empresas do Brasil e ela abre muitas portas de possibilidades para milhões de pessoas.

E ela já conta com mais de 50 anos de existência, de modo que muitas coisas aconteceram ao longo desta trajetória. 

Dessa forma, que tal conhecer algumas curiosidades sobre a Natura? A seguir, você encontra 8 peculiaridades e informações importantes sobre a história desta empresa brasileira. 

Assim, saiba mais sobre como ela se tornou uma das maiores corporações do ramo dos cosméticos!

8 curiosidades sobre a Natura

Hoje é a sua oportunidade de conhecer mais sobre esta importante empresa brasileira! Ela revolucionou o mercado no Brasil. 

Além disso, também trouxe várias novidades que foram importantes não apenas no país, mas que inspiraram marcas do mundo todo.

Veja, agora, 8 curiosidades sobre a Natura e veja como ela se tornou uma das marcas mais famosas do país.

Fundada em 1969

A Natura foi fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra. Portanto, em 2023 a empresa completa 53 anos de existência!

Nascida Berjeaut

Outro dos fatos sobre a empresa que ilustra uma das curiosidades sobre a Natura é que ela não nasceu com esse nome. 

Em sua fundação, a empresa se chamava Berjeaut. 

A alteração ocorreu rapidamente e fazia menção à presença dos compostos naturais dos produtos, uma marca da companhia.

Presente em mais de 60 países

Com sede no Brasil, hoje a Natura conta com filiais presentes na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Venezuela. 

Além disso, ela também está presente indiretamente em outros 63 países, onde seus produtos são comercializados.

Pioneira no ramo de cosméticos para homens

Hoje é comum encontrarmos produtos cosméticos para homens. 

Eles vão de cremes a pomadas, sérums, produtos especiais para cabelo e barba, dentre outros. Contudo, nem sempre foi assim.

Uma das curiosidades da Natura é que foi ela quem introduziu, no mercado nacional, a ideia de cosméticos voltados para o público masculino. 

Isso aconteceu em 1979, com o lançamento da linha masculina Sr. N, que existe até hoje.

Venda de porta em porta

A revenda de cosméticos é bastante comum e já rendeu dinheiro extra para muita gente. E você sabia que a Natura aposta neste formato há décadas? 

Embora ela tenha surgido com uma loja presencial, ela ficou aberta somente até 1974.

Nesta época, o fundador da empresa percebeu que as vendas diretas (de porta em porta, feitas por revendedores) eram mais vantajosas. 

Essa vantagem se deve, em grande parte, à aposta no fator pessoal, das relações humanas.

Volta às lojas

Ainda que a venda direta seja uma das grandes marcas da Natura, isso não significa que os produtos não estejam em lojas. 

A volta deles para estes espaços ocorreu em 2016, quando a empresa cosmética passou a inaugurar lojas no Brasil todo.

Além disso, hoje é possível encontrar produtos da marca em lojas dedicadas ao setor de cosméticos, ainda que não pertencentes à empresa, em si.

Bandeira sustentável

Que a Natura é uma empresa que se destaca pela atuação em prol do meio ambiente não é segredo para ninguém. 

A marca acumula prêmios de reconhecimento em razão da sua atuação sustentável, como pela produção com baixa emissão de carbono.

Mas você sabia que esta é uma bandeira levantada pela empresa desde a década de 1980? 

Pois é, uma das curiosidades da Natura é que em 1983 ela inovou ao introduzir no mercado brasileiro a ideia de produtos com refil.

Ou seja, de produtos cuja embalagem poderia ser reaproveitada. 

Desse modo, fica claro que há 40 anos a empresa já atua pensando no meio ambiente e na preservação do planeta Terra.

Vidro reciclável

Com o passar dos anos, a Natura foi aumentando a sua atuação sustentável. 

Ela aumentou as ações voltadas à preservação do meio ambiente, o que refletiu diretamente sobre os seus produtos e como eles eram apresentados.

Hoje, para se ter noção, todas as embalagens de vidro da marca são recicláveis. 

E como ela faz questão de ressaltar, essa reciclagem não ocorre com a reutilização de vidro que se quebra durante a produção, mas do reaproveitamento de embalagens que já foram vendidas.

Neste sentido, a empresa ressalta que por ser um material de perfumaria todos os seus vidros precisam ser incolores, limpos e livres de impurezas. 

Por isso, é considerado um vidro premium que reúne todas as características de um vidro tradicional aliado à metodologia inovadora de produção.

5 características únicas da Natura

  1. Ingredientes naturais e sustentabilidade: A Natura é conhecida por utilizar ingredientes naturais em seus produtos e por promover a sustentabilidade ambiental em suas operações.
  2. Relação com a comunidade: A empresa possui um forte vínculo com a comunidade, trabalhando com fornecedores locais e promovendo iniciativas sociais que beneficiam as pessoas e o meio ambiente.
  3. Inovação em pesquisa e desenvolvimento: A Natura investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, buscando assim sempre inovar em seus produtos e oferecer soluções eficazes para seus clientes.
  4. Valorização da diversidade e inclusão: A marca tem um compromisso com a diversidade e inclusão, promovendo a equidade de gênero, raça e outras formas de diversidade em sua empresa e em suas campanhas publicitárias.
  5. Comércio justo: A Natura acredita em práticas de comércio justo e em remunerar de forma justa todos os envolvidos em sua cadeia de produção, desde os fornecedores até os colaboradores.