Como terminar o ensino fundamental e médio rápido? Dicas para terminar na metade do tempo

Saiba como você pode terminar o ensino médio e ensino fundamental rápido, sem precisar ficar anos e anos para conseguir tirar os diplomas que necessita.

É possível terminar o ensino fundamental e médio rápido e aumentar suas opções no mercado de trabalho. 

Assim, você pode seguir adiante, para o ensino superior, ou então prestar concursos que exijam ensino médio. 

Além disso, as chances são maiores de conseguir o ingresso no mercado de trabalho com oportunidades melhores que contam com a formação mínima.  

Dessa forma, veja a seguir como é possível e tire suas dúvidas!

Terminar o ensino fundamental e médio rápido é bom?

Se os estudos estão atrasados, então a resposta é sim. Mas isso depende muito da situação particular de cada aluno. Às vezes, o aluno perde um ou mais anos de estudo por vários motivos.

Ou seja, a ideia é encurtar os anos de estudo para recuperar o tempo e colocar em dia a formação escolar de acordo com a idade da criança ou jovem.

Mas, quais são os motivos que podem levar ao término do ensino fundamental e médio mais rápido que o tempo padrão conforme os estudos regulares? Vejamos a seguir:

Terminar o ensino fundamental e médio rápido pela perda das aulas em 2020

Muitos estudantes ficaram sem estudar naquela época pois tiveram que ficar em casa, e a maioria desses estudantes não tinha condições para acompanhar aulas online.

Em casos como este, é necessário abreviar o tempo de estudos para recuperar aquele tempo e avançar na formação até o ponto em que o estudante deveria estar naquele momento.

Recuperar o tempo perdido por mudança

Às vezes ocorrem mudanças de endereço complexas e as crianças e jovens perdem o prazo da matrícula nas escolas. Isso é comum acontecer quando há mudança para outros países.

Sendo assim, essa situação específica requer que o estudante ingresse em métodos de ensino onde a conclusão do ensino fundamental ou médio seja mais rápido que o habitual.

Terminar o ensino fundamental e médio rápido por situações de saúde

Frequentemente há situações em que as pessoas perdem o tempo de estudos porque enfrentam problemas relacionados à saúde e por isso necessitam fazer estudos mais ágeis.

Assim, vale a pena ingressar em instituições de ensinos ou programas educacionais que oferecem meios de estudar o ensino médio ou fundamental em um tipo de curso mais acelerado.

Outras razões para agilizar a conclusão dos estudos

Existe um grande número de pessoas que gostariam bastante de terminar tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio. 

Afinal, no Brasil, para você tentar ter empregos melhores, a formação mínima é exigida. Então, como terminar o ensino médio e fundamental rápido? 

No Brasil, quando você tem ensino médio, você consegue se candidatar a vagas de empregos melhores, bem como consegue prestar concursos que exigem essa formação.

E claro, empregos e concursos que exigem ensino médio pagam salários mais altos do que outros que exigem apenas ensino fundamental. 

Por isso, quanto mais rápido você conseguir tirar seu certificado de ensino médio, melhor! Mas, será que existe uma maneira que conseguir terminar o ensino médio e fundamental rápido? 

A resposta é sim, existe. E essa maneira chama-se prova do Encceja. 

O que é a prova do Encceja? 

A prova do Encceja é um exame desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP. Esse é um órgão ligado ao governo. 

Dessa forma, fazer a prova do Encceja e conseguir ser aprovado (a) é a maneira mais rápida de conseguir terminar o ensino médio e o ensino fundamental. 

No entanto, existem regras em relação a poder prestar a prova do Encceja. 

Essa prova pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha mais de 18 anos, se o objetivo dessa pessoa é conseguir concluir o ensino médio de maneira rápida.

Para concluir o ensino médio, a pessoa precisa ter mais de 18 anos, já para o ensino fundamental a idade mínima exigida é 15 anos. 

Todavia, é sem dúvida a melhor forma de como terminar o ensino médio e fundamental rápido. 

Afinal, como é a prova do Encceja? 

Para você que tem interesse em terminar o ensino médio e fundamental rápido, é muito importante saber como é a prova do Encceja. O que é cobrado nessa prova, quais são as matérias e como ela pode ser feita. 

O teste do Enceeja é gratuito e abrange diversas áreas do conhecimento. Ademais, são 30 questões de cada matérias, com várias respostas. 

Contudo, dentre as respostas, há opções fáceis, médias e de maior dificuldade. Tudo isso é considerado na avaliação da prova. 

As áreas do conhecimento cobradas na prova do Encceja são: 

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Ainda, ao final da prova, há uma redação. No caso da redação, o aluno que presta o exame não pode zerar, pois nesse caso é automaticamente reprovado no exame. 

Na redação, somente é exigida uma nota mínima do aluno para que esse aluno seja aprovado na prova do Encceja. 

Como conseguir aprovação na prova do Encceja para terminar os estudos rápido? 

Embora a prova do Encceja seja a maneira mais fácil de como terminar o ensino médio e fundamental rápido, se você não estudar, não conseguirá ser aprovado. 

Isso porque a prova pode ser difícil para quem não se dedica aos estudos e não tem conhecimento das matérias cobradas na prova. 

Portanto, lembre-se de estudar e se dedicar! 

Por isso, a melhor saída é se organizar e verificar quais são as matérias nas quais você necessita de maior tempo de estudo. 

Além disso, pela internet, você consegue achar diversos exemplos de simulados e aulas gratuitas envolvendo os assuntos cobrados na prova do Encceja. 

Monte um calendário, dedicando-se primeiramente ao que tem mais dificuldade, mas não se esqueça de ver matérias que você também acha mais fácil. 

E claro, treine a redação, para que você saiba os pontos básicos de uma boa redação e consiga desenvolver o tema com facilidade no dia da prova. 

Por fim, você pode estudar sozinho (a) para essa prova? Pode. 

No entanto, se sente que é complicado e que você não é muito autodidata, você encontra pela internet diversos cursos que poderão te ajudar nesse processo.