Melhores dicas de como conseguir cidadania italiana aqui!

Ter uma segunda cidadania é permitido pela Constituição Federal do Brasil. Uma maneira de obtê-la é por meio do processo de como conseguir cidadania italiana.

É claro que não são todas as pessoas que podem obtê-la. Para consegui-la existem uma série de regras que devem ser respeitadas por quem quer ser cidadão italiano.

Dentre as regras estão a comprovação de laço sanguíneo com italianos, bem como a realização de um processo de reconhecimento.

Além disso, é necessário reunir uma série de documentos importantes. Sem eles, você não conseguirá ser reconhecido como um cidadão italiano.

Conhecer as normas que impactam nesse procedimento, então, é essencial. Isso aumenta suas chances de ter sucesso na empreitada e de ter uma cidadania europeia.

E você encontra quais são elas e como funciona o processo de obtenção da cidadania italiana e europeia hoje, neste texto.

Continue lendo para ver tudo sobre o procedimento. Também, conheça as vantagens de fazê-lo. Assim, não perca mais tempo e garanta sua segunda cidadania!

Quem tem direito à cidadania italiana?

O direito à cidadania italiana se estende para quem tem algum tipo de ascendência italiana. Isto é, que tem “sangue” de italianos.

Aqui os laços são estipulados a partir dos laços de sangue, portanto. Assim, quem tiver um ascendente italiano pode ser reconhecido como um cidadão da Itália.

Aliás, saiba que não existe um limite para uso da ascendência. Isto é, não é necessário que seu pai ou seu avô seja italiano. Bisavós, tataravós e afins também valem para isso.

Todavia, você precisa ter acesso aos documentos dos ascendentes para comprovar que eles eram (ou são) italianos e que possuem laços sanguíneos e familiares com você.

Quais são os documentos para conseguir a cidadania italiana?

Quem deseja obter a cidadania italiana precisa reunir uma série de documentos correspondentes a todos que estão na linha de ascendência até o familiar italiano.

Por exemplo, considere que o seu bisavô nasceu na Itália. Portanto, ele seria o seu laço sanguíneo que lhe garantiria o acesso à cidadania italiana.

Nesta hipótese, seria necessário reunir documentos do seu pai (ou mãe), do avô (ou avó) e, somente então, do bisavô.

Em outras palavras, você deve comprovar sua árvore genealógica e a linha que liga você ao cidadão italiano que lhe permitiria obter essa cidadania europeia.

São os documentos necessários de cada membro da linha genealógica:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento (caso tenha ocorrido);
  • Certidão de óbito (caso o familiar já tenha falecido).

O requerente também deve apresentar os respectivos documentos. Desse modo, permite-se a conferência da genealogia que dá acesso à cidadania na Itália.

Quais são as vantagens de conseguir cidadania italiana?

Ao obter a cidadania italiana você passa a ser considerado como um cidadão europeu, pois o país faz parte da União Europeia.

Dessa forma, você pode realizar uma série de coisas que são exclusivas para os cidadãos da Europa e dos países da UE.

Por exemplo, você pode viajar para diferentes países da Europa sem que para isso precise obter visto para cada um deles. O seu passaporte italiano abre as portas.

Além de diminuir a burocracia pra viajar ao Velho Continente, ao conseguir cidadania italiana você também pode escolher morar em diversos países europeus.

Uma vez que você já será considerado como um europeu, não precisará emitir vistos e autorizações de moradia, como aquelas para estudantes, por exemplo.

Tudo o que você precisa para conseguir a cidadania italiana

Existem duas formas de conseguir a cidadania italiana. Uma delas ocorre no Brasil e, a outra, diretamente na Itália.

No Brasil

Uma das maneiras de obter a cidadania é no Brasil, sem necessidade de ir à Itália. Neste caso, o processo pode durar até 12 anos, mas é mais barato.

Você deve buscar um advogado especializado na obtenção de cidadania. O processo envolve:

  • Ingresso na fila do Consulado Italiano;
  • Convocação e montagem do processo com os documentos que comprovam os vínculos sanguíneos;
  • Análise do processo e concessão ou não da cidadania e passaporte italiano.

Na Itália

Outra maneira de obter a cidadania é na Itália. O processo é mais rápido (cerca de 3 meses), mas também mais caro, pois exige residência no país europeu por esse período.

Veja os passos dele:

  • Reunião de documentos comprovantes, no Brasil;
  • Viagem à Itália e constituição de residência;
  • Inspeção policial;
  • Emissão da certidão do Comune e do passaporte.

Pasta familiar pode facilitar o processo

Você possui familiares que já conseguiram a cidadania italiana? Pois saiba que isso pode facilitar o seu processo de obtenção dela!

O que ocorre é que a lei permite a reutilização de certidões, traduções e apostilas. Dessa maneira, o processo pode se tornar mais barato, embora leve o mesmo tempo.

Para que isso seja possível, o familiar que conseguiu a cidadania na Itália deve ser um parente direto. Por exemplo, irmão, pai, mãe, tios ou primos.