Ter a sua própria empresa, e começar pequena do zero, pode ser o sonho de muitos brasileiros. Mas, infelizmente, nem todos sabem qual caminho seguir e os primeiros passos que devem ser dados.
E menos ainda como fazer essa empresa se manter no mercado após algum tempo. Ter o conhecimento adequado e saber como gerir seu próprio negócio são dois pontos essenciais.
No entanto, no mercado do empreendedorismo, existem muitos desafios para vencer (mas que estão longe de ser impossíveis).
Principalmente, para quem deseja começar uma pequena empresa e ainda manter o negócio viável com o tempo.
Portanto, se seu objetivo é esse, vamos te dar 5 dicas para começar a sua empresa do zero! E claro, tendo sucesso no seu negócio!
Por isso, confira a seguir e saiba como começar um negócio próprio e ter sucesso na hora escolhida para a atuação.
Melhores dicas para você saber como começar uma pequena empresa
Começar uma pequena empresa pode ser desafiador, principalmente nos primeiros dois anos, que é onde os lucros ainda não começaram, e ainda está se estabelecendo no mercado.
No entanto, é possível conseguir que seu empreendimento seja um sucesso com dicas simples! Por isso, veja a seguir.
Estude bem o mercado
Qual será a área que você pretende atuar? Sua empresa vai ser de qual ramo? E como é esse nicho de mercado?
Podem parecer perguntas difíceis, mas são fundamentais para quem deseja começar uma empresa do zero, já que o mercado está cada vez mais acirrado.
Mas, se você não souber como é realmente o mercado e o que a sua empresa poderá suprir, ficará difícil se manter rentável a médio e longo prazo.
Dessa forma, estudar bem o mercado, seus concorrentes, e o que ainda há para oferecer nesse nicho, pode ser a chave do sucesso.
Bem como taxas de retorno do investimento, preços de produtos, fornecedores são itens essenciais para você ter um bom conhecimento, antes de abrir sua própria empresa.
Faça um bom plano de ação
O plano de ação é um cronograma, no qual você escreverá suas metas e como pretende atingi-las. Quanto mais completo for seu plano de ação, maiores são as chances de você conseguir alcançar seus objetivos.
Primeiro, em um bom plano de ação, foque em metas tangíveis. Ou seja, daqui a 1 ano, como a sua empresa estará?
Não adianta colocar que você ganhará R$ 1 milhão por mês porque isso não é realista. Calcule seu investimento de forma adequada, quanto custará cada passo e quanto você espera de retorno em um prazo determinado.
Além disso, liste todas as ações que você planeja para conseguir captar mais clientes, fidelizar os clientes que conquistar e divulgar bem seu produto ou serviço.
Tudo isso deverá estar descrito de forma completa no seu plano de ação. E lembre-se de que ele deve ser constantemente atualizado, à medida que novas metas forem surgindo.
Atendimento ao cliente
Há um ditado que diz que o cliente retorna a um estabelecimento muito mais pela maneira que foi tratado do que efetivamente pelo produto que comprou.
Assim, se sua empresa pretende lidar com clientes, o bom atendimento ao cliente deve ser uma das metas. Pense em oferecer um bom treinamento para quem for trabalhar para você, caso você contrate colaboradores.
Porém, se a empresa for “só você”, lide com o fato que você precisa tratar bem os clientes, sejam eles legais ou não com você.
Atente-se à parte burocrática e financeira
Muitos empresários acabam não focando na importância do bom planejamento burocrático e também financeiro da empresa.
Além de executar todos os pagamentos de tributos e impostos de forma adequada, você também tem que saber como “precificar” seus produtos ou serviços.
De fato, um empresário que não sabe precificar de forma correta seus produtos ou serviços já corre enorme risco de falir!
Portanto, avalie quanto você gasta para produzir seu produto, avalie o tempo que você gasta com o serviço e saiba precificar, conforme seu nicho de atuação. Com o tempo, você poderá agregar mais valor ao negócio.
Tenha forte presença online
Atualmente, as empresas que não pensam no mercado online estão fadadas a desaparecerem do mercado, visto que o mundo está cada mais interligado.
Se você acredita que internet é para poucos e que “não precisa” ter presença online, está mais do que na hora de mudar radicalmente essa mentalidade!
Veja só alguns dados: mais da metade dos brasileiros têm acesso à internet e desses, mais de 80% usam o celular ou o computador para fecharem algum negócio ou executarem alguma compra.
Nos dias atuais, o conceito “mobile first” tem sido muito aplicado em diversos sites. Visto que só em 2021, 87% dos brasileiros utilizaram o celular para efetuar alguma compra online.
Portanto, tenha um site explicando seus produtos ou serviços. Atue nas mídias sociais, divulgando seus produtos, fazendo promoções e ainda, postando conteúdo de interesse, para captar mais clientes.
Responda às dúvidas dos clientes quando houverem por e-mail e também por direct no Instagram, por exemplo. Crie listas com clientes preferenciais, para divulgar novas promoções e também produtos novos.
Lembre-se, se você não tem ideia como fazer isso, contrate um freelancer que saiba. Mas, não deixe sua empresa fora do mercado online.
Com essas 5 dicas para começar sua empresa do zero, suas chances de sucesso serão bem maiores!