Em primeiro lugar, as pessoas não estão acostumadas a estudar fatos curiosos das grandes marcas, como por exemplo as curiosidades sobre a Natura.
Afinal de contas, a Natura é uma das principais empresas do Brasil e ela abre muitas portas de possibilidades para milhões de pessoas.
E ela já conta com mais de 50 anos de existência, de modo que muitas coisas aconteceram ao longo desta trajetória.
Dessa forma, que tal conhecer algumas curiosidades sobre a Natura? A seguir, você encontra 8 peculiaridades e informações importantes sobre a história desta empresa brasileira.
Assim, saiba mais sobre como ela se tornou uma das maiores corporações do ramo dos cosméticos!
8 curiosidades sobre a Natura
Hoje é a sua oportunidade de conhecer mais sobre esta importante empresa brasileira! Ela revolucionou o mercado no Brasil.
Além disso, também trouxe várias novidades que foram importantes não apenas no país, mas que inspiraram marcas do mundo todo.
Veja, agora, 8 curiosidades sobre a Natura e veja como ela se tornou uma das marcas mais famosas do país.
Fundada em 1969
A Natura foi fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra. Portanto, em 2023 a empresa completa 53 anos de existência!
Nascida Berjeaut
Outro dos fatos sobre a empresa que ilustra uma das curiosidades sobre a Natura é que ela não nasceu com esse nome.
Em sua fundação, a empresa se chamava Berjeaut.
A alteração ocorreu rapidamente e fazia menção à presença dos compostos naturais dos produtos, uma marca da companhia.
Presente em mais de 60 países
Com sede no Brasil, hoje a Natura conta com filiais presentes na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Venezuela.
Além disso, ela também está presente indiretamente em outros 63 países, onde seus produtos são comercializados.
Pioneira no ramo de cosméticos para homens
Hoje é comum encontrarmos produtos cosméticos para homens.
Eles vão de cremes a pomadas, sérums, produtos especiais para cabelo e barba, dentre outros. Contudo, nem sempre foi assim.
Uma das curiosidades da Natura é que foi ela quem introduziu, no mercado nacional, a ideia de cosméticos voltados para o público masculino.
Isso aconteceu em 1979, com o lançamento da linha masculina Sr. N, que existe até hoje.
Venda de porta em porta
A revenda de cosméticos é bastante comum e já rendeu dinheiro extra para muita gente. E você sabia que a Natura aposta neste formato há décadas?
Embora ela tenha surgido com uma loja presencial, ela ficou aberta somente até 1974.
Nesta época, o fundador da empresa percebeu que as vendas diretas (de porta em porta, feitas por revendedores) eram mais vantajosas.
Essa vantagem se deve, em grande parte, à aposta no fator pessoal, das relações humanas.
Volta às lojas
Ainda que a venda direta seja uma das grandes marcas da Natura, isso não significa que os produtos não estejam em lojas.
A volta deles para estes espaços ocorreu em 2016, quando a empresa cosmética passou a inaugurar lojas no Brasil todo.
Além disso, hoje é possível encontrar produtos da marca em lojas dedicadas ao setor de cosméticos, ainda que não pertencentes à empresa, em si.
Bandeira sustentável
Que a Natura é uma empresa que se destaca pela atuação em prol do meio ambiente não é segredo para ninguém.
A marca acumula prêmios de reconhecimento em razão da sua atuação sustentável, como pela produção com baixa emissão de carbono.
Mas você sabia que esta é uma bandeira levantada pela empresa desde a década de 1980?
Pois é, uma das curiosidades da Natura é que em 1983 ela inovou ao introduzir no mercado brasileiro a ideia de produtos com refil.
Ou seja, de produtos cuja embalagem poderia ser reaproveitada.
Desse modo, fica claro que há 40 anos a empresa já atua pensando no meio ambiente e na preservação do planeta Terra.
Vidro reciclável
Com o passar dos anos, a Natura foi aumentando a sua atuação sustentável.
Ela aumentou as ações voltadas à preservação do meio ambiente, o que refletiu diretamente sobre os seus produtos e como eles eram apresentados.
Hoje, para se ter noção, todas as embalagens de vidro da marca são recicláveis.
E como ela faz questão de ressaltar, essa reciclagem não ocorre com a reutilização de vidro que se quebra durante a produção, mas do reaproveitamento de embalagens que já foram vendidas.
Neste sentido, a empresa ressalta que por ser um material de perfumaria todos os seus vidros precisam ser incolores, limpos e livres de impurezas.
Por isso, é considerado um vidro premium que reúne todas as características de um vidro tradicional aliado à metodologia inovadora de produção.
5 características únicas da Natura
- Ingredientes naturais e sustentabilidade: A Natura é conhecida por utilizar ingredientes naturais em seus produtos e por promover a sustentabilidade ambiental em suas operações.
- Relação com a comunidade: A empresa possui um forte vínculo com a comunidade, trabalhando com fornecedores locais e promovendo iniciativas sociais que beneficiam as pessoas e o meio ambiente.
- Inovação em pesquisa e desenvolvimento: A Natura investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, buscando assim sempre inovar em seus produtos e oferecer soluções eficazes para seus clientes.
- Valorização da diversidade e inclusão: A marca tem um compromisso com a diversidade e inclusão, promovendo a equidade de gênero, raça e outras formas de diversidade em sua empresa e em suas campanhas publicitárias.
- Comércio justo: A Natura acredita em práticas de comércio justo e em remunerar de forma justa todos os envolvidos em sua cadeia de produção, desde os fornecedores até os colaboradores.